De 23 a 27 de junho de 2025, a equipe do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (CISPAR) participou ativamente da 53ª edição do Congresso Nacional de Saneamento promovido pela ASSEMAE, realizado no Centro de Convenções DiRoma, em Caldas Novas (GO). O evento, considerado um dos principais fóruns do setor, reuniu cerca de 3.000 gestores públicos, técnicos, empreendedores, pesquisadores e estudantes .
Ao longo do Congresso, o CISPAR se destacou ao debater temas cruciais como regionalização dos serviços, universalização do saneamento e inovações tecnológicas. A programação incluiu oficinas, mesas-redondas, painéis e seminários focados em desafios como drenagem urbana, controle de perdas, resíduos sólidos, tarifa social e metas federais.
Além da troca de experiências, o CISPAR aproveitou a Feira e a Exposição de Trabalhos Técnicos para conhecer e incorporar tecnologias inovadoras recentemente lançadas no setor, alinhando-se às tendências nacionais para modernização dos serviços públicos.
Para viabilizar a participação no evento, o CISPAR fretou um ônibus com saídas organizadas nas cidades de Marechal Cândido Rondon, Cianorte, Maringá e Londrina, transportando mais de 40 representantes dos municípios consorciados até Caldas Novas. A iniciativa reforça o compromisso do consórcio em promover a qualificação técnica e a integração entre os gestores municipais, incentivando a troca de experiências e a adoção de boas práticas no setor de saneamento.
Por fim, a participação do CISPAR reforça o comprometimento do consórcio com a melhoria contínua do saneamento no Paraná. A proximidade com experiências nacionais fortalece a estratégia de expansão e adoção de boas práticas, contribuindo para a universalização dos serviços em seus municípios consorciados.
Nos dias 16 e 17 de julho de 2025, a sede do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (CISPAR), em Maringá, será palco do 1º Encontro Técnico – Águas Subterrâneas, evento que promete reunir autoridades, especialistas e instituições parceiras em torno de um tema essencial para o futuro da sustentabilidade hídrica.
A entrada é gratuita para representantes de municípios consorciados, e as inscrições podem ser realizadas previamente por meio dos canais oficiais do consórcio.