Na última terça, dia 17 de janeiro, a equipe do CISPAR esteve presente na Câmara de Vereadores do Município de Andirá para tratar da sustentabilidade econômico-financeira dos serviços de água, esgoto e resíduos atualmente prestados pelo SAMAE - Serviço Autonônomo Municipal de Água e Esgoto de Andirá.
Foram abordados diversos aspectos legais e a importância de se ter uma remuneração justa e adequada dos serviços para atender adequadamente a população.
RESÍDUOS SÓLIDOS
Resíduos sólidos são todos os materiais descartados que chegaram ao fim de sua vida útil. Esses resíduos são produzidos por residências, estabelecimentos comerciais, industriais, hospitalares e instalações físicas em geral.
A classificação dos resíduos no Brasil é normatizada pela NBR 10.004/2004 , que caracterizou todos os tipos de resíduos como perigosos ou não perigosos.
Conhecer os critérios de classificação do resíduo é fundamental para sua empresa realizar a gestão adequada de resíduos.
Segundo a ABNT NBR 10.004:2004, resíduos sólidos são aqueles que: “resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cuja particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções, técnica e economicamente, inviáveis em face à melhor tecnologia disponível."
Esses resíduos podem ser segregados e direcionados a diversas meios de destinação final, como compostagem, reciclagem e aterros.