Na última sexta-feira, 11 de novembro, aconteceu em Ibiporã-PR o II Encontro Regional de Saneamento idealizado pela Regional da Assemae que contou com a participação de grandes líderes e representantes políticos do Município, além de autoridades e atuantes no saneamento municipal.
O evento contou com vasta programação e compartilhamento de informações de diversas lideranças do saneamento. Na abertura do evento, o Presidente da Assemae Nacional, Sr. Rodopiano Marques Evangelista, abordou sobre o plano estratégico da Assemae e o Marco do Saneamento Básico sob a ótica dos Municípios prestadores de serviço.
Em seguida, o Presidente da Assemae Regional Paraná, Sr. José Henrique Marcelino, e o Diretor Presidente do Samae de Ibiporã, Sr. Gustavo Toneli de Sá, sede do evento, agradeceram a participação de todos e abordaram sobre a importância do encontro para o fortalecimento dos municípios do Estado do Paraná.
Outrossim, o evento contou com a apresentação do diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná – CISPAR, Sr. Valter Luiz Bossa, demonstrando as ações realizadas pela entidade em prol dos municípios consorciados e a importância das atividades regulatórias.
Além da exposição de vários fornecedores, apresentando inovações e novas tecnologias que podem facilitar e aprimorar os serviços prestados no saneamento, contamos com a participação do Presidente da Assemae Regional Minas Gerais, Sr. Carlos Humberto Franco Machado, diretor do SAE de Ituiutaba.
Após o encerramento do Encontro, o Samae de Ibiporã forneceu um jantar de confraternização, contando com a participação do Prefeito de Ibiporã-PR, Sr. José Maria Ferreira.
SANEAMENTO
O saneamento básico é de suma importância para a vida humana, posto que controla diversas doenças que podem prejudicar a saúde através de um conjunto de medidas que melhora a vida do cidadão.
Além disso, ele garante a preservação do meio ambiente, por exemplo, no destino adequado dos resíduos nos aterros sanitários, ou mesmo, na coleta seletiva, abastecimento e tratamento da água e manutenção dos sistemas de esgotos.
O saneamento básico é um conceito que está relacionado com o controle e distribuição dos recursos básicos (abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto sanitário, coleta e destino adequado do lixo, limpeza pública) tendo em conta o bem-estar físico, mental ou social da população.
No Brasil, o saneamento básico é definido pela Lei nº. 11.445/2007, sendo um direito assegurado pela Constituição a partir de investimentos públicos na área. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS):
"Saneamento é o controle de todos os fatores ambientais que podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar, físico, mental e social dos indivíduos".
SOBRE ASSEMAE
A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984. A Entidade busca o fortalecimento e o desenvolvimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana.
A Associação possui reconhecimento e credibilidade nacional e internacional, reunindo quase dois mil associados no Brasil. Em defesa da universalidade do saneamento básico e melhoria da gestão pública, a Assemae se faz presente nas diversas esferas do Governo Federal, participando do Conselho das Cidades, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Recursos Hídricos, conselhos estaduais de saneamento e comitês de bacias hidrográficas, entre outros.