No dia 21 de outubro ocorreu, no auditório do Cispar, o 1º Workshop com foco na gestão do saneamento.
O saneamento é de extrema importância para o desenvolvimento do país e o aumento da qualidade de vida das pessoas. O foco do workshop foi de apresentar iniciativas inovadoras e projetos de sucesso em alguns Municípios, trocar experiências desde a área operacional e técnica até a area administrativa.
Foram tratados sobre os quatro eixos do saneamento: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.
Sobre o manejo de resíduos sólidos, tivemos a apresentação do Presidente do DAEP - Departamento de Água e Esgoto de Penápolis - SP.
Representantes do SAAE de Marechal Cândido Rondon e do SAMAE de Santa Cecília do Pavão apresentaram experiências de sucesso sobre o saneamento rural, bem como projetos de melhorias para a população rural.
Finalizando, tivemos a palestra do Sr. Mário Bággio sobre liderança no saneamento municipal, com foco em aspectos de gestão com êxito em uma autarquia.
SANEAMENTO
O saneamento básico é um conjunto de serviços de infraestrutura que engloba o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos e a drenagem de águas pluviais. Esse um assunto de interesse nacional, pois impacta diretamente na vida de todas as pessoas e no desenvolvimento socioeconômico do país. As atividades que englobam esse serviço são essenciais para a prevenção de doenças, redução da mortalidade infantil, melhorias nos índices de educação e empregabilidade, preservação ambiental, expansão do turismo, entre outros.
Entre os benefícios do saneamento básico estão o desenvolvimento do país e o aumento da qualidade de vida das pessoas. Seu aperfeiçoamento e universalização promovem melhorias na saúde, principalmente de crianças, com a diminuição da mortalidade infantil e a contenção de doenças, especialmente as de veiculação hídrica.